tag:blogger.com,1999:blog-2430928644892142140.post4182519750389093428..comments2024-03-12T04:57:12.757-04:00Comments on nine inch nails : venezuela [08.10.08]: El Universal 26/9: NINE INCH NAILS A UN PASOburn.http://www.blogger.com/profile/17263559191938175986noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-2430928644892142140.post-76552442789675397282008-10-14T16:37:00.000-04:302008-10-14T16:37:00.000-04:30NIN is fucking badNIN is fucking badAlfeo Viero Filhohttps://www.blogger.com/profile/00864078864894348676noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2430928644892142140.post-15410118281396440492008-10-14T16:36:00.000-04:302008-10-14T16:36:00.000-04:30xmll· Ondas queimam rochas com seu sal III 'No ini...xmll· Ondas queimam rochas com seu sal III <BR/><BR/>'No inicio do ano, um alarme soou nos comandos das campanhas dos dois candidatos à presidência dos EUA:em nada menos do que cinco pesquisas de opinião, problemas que tradicionalmente mobilizam o eleitorado, como o crime, a economia e a educação, foram deslocados para o segundo plano. Cerca de 26% dos consultados se dizem mais preocupados com o crescimento desordenado e o congestionamento do tráfego, problemas provocados pela expansão dos subúrbios. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, a cada ano 3 milhões de acres de áreas verdes ou fazendas são asfaltadas para dar lugar a novos condomínios Engarrafamentos constantes. Ruas que não levam a lugar nenhum. Falta de áreas verdes e parques. Excesso de estacionamentos. Paisagens monótonas, vidas monótonas. Estes problemas, que vêm angustiando um número cada vez maior de americanos, são sintetizados pela palavra sprawl , o termo, que em português significa espalhar descreve o processo de expansão dos subúrbios e a conseqüente esvaziamento das cidades dos EUA"<BR/>A segunda geração do movimento ambientalista -políticas de base de mercado - define como prioridade metas de contenção da poluição nos centos urbanos: como fontes móveis, os carros, desempenham um papel importante nos problemas de poluição do ar na maioria das grandes cidades; Problemas de poluição que podem ser enfrentados com sistema de licenças de emissões comercializáveis, atualmente em uso na cidade de Los Angeles, regulamentada através da Lei do Ar Puro de 1990 criado para combater a chuva ácida.<BR/>Uma rota é o incentivo ao programa de carros velhos no qual grandes fontes poluidoras estacionarias, como fábricas e usinas elétricas podem compensar suas emissões comprando e retirando do mercado veículos extremamente poluidores, fabricados antes de 1981<BR/>As taxas sobre a poluição e outros instrumentos de base de mercado podem trazer à luz do dia questões importantes tornando explícitos os custos e as vantagens cada vez maiores da proteção ambiental. O alastramento desordenado dos subúrbios nos últimos 50 anos, aparelhados mais para carros do que para pessoas fez acontecer o mais importante movimento da arquitetura atual: Antigas cidades populares, que fomentavam um senso de comunidade, cuja chave do sucesso é criar espaços públicos que as pessoas queiram utilizar - o esboço do que se convencionou chamar "teoria do não-transporte," casas radiantes, mundo radiante -comercio próximo das casas, a fim de que as pessoas andem à pé para fazer compras e ir ao trabalho em lugar de ruas labirínticas ligadas à vias expressas, as ruas se entenderiam em tramas simples para facilidade de fluxo de tráfego e melhor entendimento dos que não a conhecem - árvores e estacionamento junto às ruas serviriam de amortecedor de ruídos entre o tráfego e os pedestres - casas e 'prédios' em escala semelhantes para enfatizar a comunidade - maioria do espaço público com lugares cívicos pois a utilização do espaço urbano se dá da forma que ele é entendido, elementos diferenciadores de espaço proporcionam dignidade; cabe então à esta "nova"corrente urbanística, criar elementos referenciais que permitam a identificação e a conseqüente interação do indivíduo ao meio urbano! <BR/>muitos culpam a ganância dos empreiteiros, mas na hora de apontar o responsável pelo que deu errado nos sistemas urbanos contemporâneos, nove entre dez urbanistas vêem no automóvel o grande vilão . As nossas cidades, nos quais os pedestres raramente têm vez, são planejadas em função dos carros<BR/>Vivendo à grande distância dos locais de trabalho, seus habitantes perdem três ou quatro vezes mais tempo do que os moradores das "novas'cidades. O romance entre o "americano"e seu automóvel tem raízes profundas e é baseado numa relação diferente vivida pelo europeu, a situação revela as dificuldades do transporte publico nas Américas , aonde o automóvel reina soberano ante ao esvaziamento humano<BR/>O mal estar experimentado pôr muitos habitantes - caricaturado em filmes como o recente Beleza Americana - faz o êxodo nas cidades, com isto o fardo do custo dos serviços recaia sobre um numero menor de habitantes mais pobres, enquanto a população mais prospera deixa as cidades; O exemplo máximo dessa segregação são os condomínios fechados, onde ocorre uma concentração de renda nos centros urbanos. "Verbas são deslocadas dos centros e bairros mais antigos das cidades para pagar melhoramentos em áreas cada vez distantes em novas comunidades.Os impostos sobem e a qualidade da água e ar cai, talvez quando os carros se amontoarem de vez num engarrafamento as pessoas acordem" !!!Alfeo Viero Filhohttps://www.blogger.com/profile/00864078864894348676noreply@blogger.com